O documentário

ETNIAS_2.png

         

Sultaque

 Identidade Cultural - Sotaque Curitibano

 

           

           

Apresentação

 

Zilá Maria Walenga Santos

 

        O projeto “Sultaque” se permeou pelas histórias que foram construídas por descendentes de origens étnicas imigratórias, afrodescendentes e de indígenas, por meio de suas experiências vividas e as de seus antepassados. Cada personagem nos fez voltar no tempo, como visionários de um passado, pois as escritas registraram os fatos, mas nós enveredamos para dentro dessas histórias, trilhando caminhos e vislumbrando cenários que apenas cada um deles trilhou.

           

               As origens do nosso jeito de falar e nuances das culturas próprias de cada personagem foram se desvelando, tanto na exaltação dos seus bens culturais, que ainda persistem em meio à modernidade dos dias atuais, tanto nos lamentos pelas tradições culturais que já não mais são cultuadas ou preservadas, como o seu linguajar e alguns costumes antigos, que foram se perdendo com o tempo, devido às influências dos hábitos, do idioma e do modo de viver dos curitibanos na atualidade.

           

              Este projeto se amparou em estudos já realizados sobre a identidade cultural do povo curitibano e pelas pesquisas que foram realizadas por profissionais de notório saber das áreas de História, Antropologia e Sociolinguística, em ação conjunta com a Pesquisa de Campo.

orelha.jpg

 

 

Projeto aprovado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná

 

INCENTIVO

logos menor blog.png
logos menor blog.png
logos menor blog.png

Este site encontra-se em constante construção e aprimoramento das informações, nesse momento estamos publicando os depoimentos individuais de cada personagem que participou do projeto e pesquisas.

 

EM BREVE PUBLICAREMOS O VIDEO DOCUMENTÁRIO

 

Envie-nos sugestões por meio dos contatos disponibilizados.